Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Os inventários de GEE foram desenvolvidos para projetos em uma variedade de contextos: como parte do escopo das avaliações de impacto (ESIA), conforme exigido pelas Entidades Financeiras (Padrão de Desempenho 3 da IFC e Princípios do Equador) ou como parte das estratégias de descarbonização do cliente. Os balanços de GEE foram preparados para comparar cenários ‘com’ ou ‘sem’ projetos no caso de energias renováveis, transporte ferroviário e outros projetos de infraestrutura. A JGP adota a abordagem do GHG Protocol e pode aplicar outras abordagens metodológicas, dependendo dos requisitos do cliente.
Avaliação de Riscos de Mudanças Climáticas e Desastres Naturais
As Avaliações de Risco de Mudanças Climáticas (CCRA) estão se tornando cada vez mais uma exigência padrão das Entidades Financeiras e, em alguns países, também se tornaram uma exigência legal. A JGP tem conduzido CCRAs seguindo guias de orientação metodológica emitidos pelo IFC e pelo BID. Essas análises baseiam-se nos cenários de mudança climática do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), e também na orientação da Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD). O escopo inclui a proposição de ajustes de engenharia para tornar os projetos mais resilientes e/ou adaptáveis.
Planejamento de Descarbonização
Suporte à Comercialização de Créditos de Carbono
A JGP fornece suporte técnico aos clientes que buscam obter créditos de carbono. Isso inclui avaliações preliminares de viabilidade, bem como apoio na preparação dos Documentos de Descrição do Projeto (PDD) exigidos pelas entidades certificadoras (Verra, Gold Standard, entre outras).