A Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE) tem capacidade instalada total de 1.820 MW. Está localizada no rio Teles Pires, no bioma amazônico. O reservatório criado pela barragem ocupa uma área total de 150 km2.
A partir de 2007, a JGP realizou vários estudos ambientais e sociais relacionados ao projeto, incluindo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e, subsequentemente, os Planos de Gestão Ambiental e Social necessários para a licença de instalação (LI). A partir de setembro de 2012, quando a construção do projeto iniciou, a JGP atuou como consultora ambiental e social das entidades financeiras durante as fases de construção e operação inicial.
Os territórios dos grupos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká estão localizados a jusante da barragem Teles Pires. A JGP desenvolveu os estudos etnoecológicos requeridos como parte do processo de licenciamento, que incluiu levantamentos de linha base ecológica e social, bem como processos de consulta CLPI em todas as aldeias. Além disso, foram acordados Planos de Desenvolvimento dos Povos Indígenas (PDPI) para cada um dos três grupos étnicos.