A bacia hidrográfica do Rio Yuna, localizada a nordeste da República Dominicana, é a maior do país, ocupando uma área de 5.498 km2 (11% do território nacional). Os distritos de irrigação Yuna-Camú e Bajo Yuna, com cerca de 16% da área irrigada do país, foram construídos entre 1960 e 1980 e abastecem 19.500 usuários. As obras planejadas na Bacia Yuna como parte do Projeto incluem os Sistemas de Irrigação Yuna – Cañabón, Camú e Rincón; melhoria da transferência de água de Masipedro; expansão da capacidade de armazenamento por meio de dragagem (extração de sedimentos) do reservatório da represa de Rincón e melhoria das represas Aglipo I e II. Além disso, como parte da estratégia de adaptação às mudanças climáticas, várias obras de controle de enchentes estão planejadas no Bajo Yuna. Da mesma forma, soluções baseadas na natureza são propostas para a parte alta da bacia. O BID contratou a JGP para desenvolver os seguintes estudos:
- Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIAS) das melhorias de irrigação e do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas.
- Planos de Gestão Ambiental e Social (PGAS) das obras de irrigação e controle de inundação.
- Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS), alinhado com os Normas de Desempenho Ambiental e Social do BID (NDAS 1 a 10);
- Apoio à entidade responsável (INDRHI) no Processo de Consulta com as partes interessadas do Programa.