O Projeto Onça Puma é uma das maiores minas/refinaria de níquel do mundo. O total de empregos diretos e indiretos durante a operação foi estimado em mais de 3.000 vagas. Na época da implementação, as comunidades anfitriãs (Ourilândia e Tucumã, na região sul do Estado do Pará) tinham, cada uma, uma população de aproximadamente 15.000 habitantes. Foram identificadas graves deficiências na infraestrutura urbana relacionadas ao abastecimento de água, saneamento, descarte de resíduos e saúde pública. A falta de moradia e de outros serviços essenciais também era evidente. Os riscos de um influxo populacional descontrolado e a indução da inflação local eram uma grande preocupação. A JGP foi contratada pelo empreendedor inicial do projeto para produzir um conjunto abrangente de programas de desenvolvimento social e comunitário compatíveis com os Princípios do Equador.
A JGP estruturou um Plano de Ação Social para ajudar as comunidades de Ourilândia e Tucumã enfrentar a demanda adicional por moradia, serviços públicos urbanos de água, saneamento e gestão de resíduos, bem como instalações de saúde e educação. Programas de treinamento para a força de trabalho local e programas de desenvolvimento de fornecedores locais, assim como estratégias voltadas ao monitoramento do fluxo populacional foram propostos e foram objeto de ampla consulta local.
De 2006 a 2011, a JGP atuou como consultora ambiental e social do Projeto Onça Puma na implementação do Plano de Ação Social.