São Paulo e Campinas são conectadas por uma ferrovia multiuso que é usada tanto para o tráfego de passageiros quanto para cargas. Vários serviços de passageiros operam a linha existente, que é compartilhada por uma concessionária de carga durante os períodos limitados em que isso é possível. As duas cidades também são conectadas por duas rodovias de alta capacidade que sofrem congestionamentos diários de tráfego de passageiros. O Trem Rápido Intercidades (106 km) segregará as linhas de passageiros e de carga e criará um serviço expresso de alta velocidade (160 km/hora), além do atual serviço de estações múltiplas de passageiros. O projeto será implementado principalmente dentro da faixa de domínio existente, mas será necessária desapropriação e reassentamento significativo de áreas ocupadas irregularmente.
A JGP foi contratada pelo BID para desenvolver o Estudo de Viabilidade Ambiental e Social e a Avaliação de Conformidade com as Políticas do BID e do IFC, assim como para estruturar os aspectos ambientais e sociais da concessão do projeto. Trata-se de um projeto muito complexo, pois inclui três concessionárias diferentes que compartilham a mesma faixa de domínio: a operadora de cargas (uma concessão do governo federal), o serviço de transporte de passageiros (operado por uma empresa estatal) e a futura operadora de serviços expressos.
Em um contrato subsequente, a JGP foi encarregada de desenvolver o EIA-RIMA do projeto e seu Programa de Consulta Pública.