A JGP acumulou uma experiência significativa em projetos de abastecimento de água e saneamento, trabalhando em vários projetos no Brasil, Peru, República Dominicana, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Os projetos no Brasil incluem a maioria das obras de interconexão de bacias hidrográficas implementadas pelo estado de São Paulo em resposta à escassez crítica de água que afeta a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com mais de 23 milhões de habitantes. Isso incluiu projetos com capacidade total superior a 20 m3/s.
A JGP tem fornecido suporte durante licitações de concessão/PPP para a maioria das principais concessionárias privadas de água e saneamento no Brasil, o que contribuiu para a adjudicação de concessões que fornecem água e saneamento para cerca de 7,5 milhões de habitantes. Realizamos Avaliações Ambientais e Sociais de Diligência Prévia (Due Diligence) e atualmente, atuamos como consultor socioambiental da instituição financeira, monitorando as concessões responsáveis por mais de 60% da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (veja Concessões Águas do Rio).
No Peru, fomos responsáveis pela estruturação dos aspectos ambientais e sociais de um projeto de concessão que trará 5 m3 /seg de água de lagos andinos de alta altitude para a cidade de Lima (sob contrato com o IFC).
Na República Dominicana, desenvolvemos EIAS para a infraestrutura de saneamento (coleta de esgoto, estações de tratamento, descargas marinhas) das cidades de Boca Chica (125.000 habitantes) e La Romana (335.000 habitantes).
Nossa experiência no setor de água e saneamento inclui toda a gama de serviços, inclusive EIAS e licenciamento, due diligence e monitoramento para Instituições Financeiras, estruturação de aspectos ambientais e sociais de projetos de concessão/PPP, e desenvolvimento e implementação de planos de gestão ambiental e social. Também desenvolvemos os Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas exigidos pela legislação para controlar o uso do solo a montante de reservatórios de abastecimento de água.